A APAS SHOW voltou com tudo depois de dois anos sem acontecer devido à pandemia, e o que se vê pelos corredores são pessoas felizes e exultantes, sobretudo, por poderem estar de volta.
Esse sentimento de felicidade e excitação foi previsto por diversos historiadores que relataram que, depois de momentos como guerras, pandemias e revoluções há uma explosão de alegria que impulsiona grandes mudanças comportamentais, junto a avanços tecnológicos.
Acredito que a APAS SHOW possa ser uma amostra desse fenômeno, agora que caminhamos para o fim da pandemia, e podemos voltar a estar com outras pessoas presencialmente em um evento. O clima de reencontro é contagiante pois voltaram os que já conheciam, mas o de descoberta também é muito visto. E veio muita gente nova que não quer mais perder oportunidades.
Quando falamos em inovação, um ritual importante do processo de toda empresa inovadora é que seus líderes e colaboradores participem de feiras, congressos e eventos, pois nestes locais acontecem muitos insights. E a APAS SHOW, como os leitores da SuperVarejo bem sabem, é a maior feira de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira de supermercados do mundo.
Eu acompanho esse evento há muitos anos e o vi crescer em relevância devido ao árduo trabalho de seus organizadores. Hoje podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que quem quer ter sucesso – no varejo de supermercados, atacados, lojas de conveniência, bares, restaurantes, açougues, padarias, hortifrúti e além, – como quem vende produtos e serviços ou como quem compra, precisa ter esse evento em suas agendas.
O que já deu para ver nos primeiros dias foi que muitos expositores novos chegam para fazer companhia aos bastante conhecidos.
Temos todo ecossistema presente: dos produtos e serviços para as lojas físicas e virtuais em todos os seus setores aos produtos e serviços que serão ofertados aos consumidores.
Mas quando falo “tudo” não é exagero, e é muito de tudo, pois existem opções para uma solução que você nem sabia que existia.
Quando falamos em transformação digital, os empresários vão encontrar diversas possibilidades para auxiliá-los a cruzar essa ponte, não importa o tamanho da empresa, tem para todos os tamanhos.
Esse movimento é muito interessante no evento e mostra a competência da APAS em sua gestão comercial do evento, pois eles conseguem fazer um mix inteligente de expositores para atender a todos os perfis de compradores, sejam eles pequenos, médios ou grandes.
Eu comentei com uma empreendedora do Projeto Afroempreendedor da Prefeitura de São Paulo, que foi um gol de placa da APAS SHOW tê-lo trazido para o evento, já que vi muitos empreendedores do tamanho dela começarem há anos atrás nos projetos especiais de fomento dos pequenos negócios oferecidos pelos organizadores e que hoje têm grandes estandes na feira e que vendem para todo o Brasil e exterior.
E claro, ainda tem os outros pilares para um evento desse porte: conhecimento e relacionamento.
Em conhecimento, se destaca o Congresso de Gestão com suas mais de 70 palestras, palestrantes renomados para todo público e seis auditórios temáticos simultâneos. Os congressistas tem a liberdade de escolher qual palestra querem assistir, basta mudar uma frequência, nada mais atual e conectado com a experiência do usuário.
Ainda em conhecimento, acontecem outros eventos na feira, voltados para recursos humanos, responsabilidade social e a Escola APAS ainda oferece palestras voltadas a operação.
Em relacionamento, além de um espaço dedicado aos associados onde podem fazer reuniões, ainda tem o projeto com APEX Brasil que traz vários compradores internacionais para rodadas de negócios com expositores. Além disso, cresce a cada ano o Conexão de Negócios, que é um projeto de fomento aos negócios da APAS Show que promove agendamento prévio de reuniões entre expositores e supermercadistas que querem otimizar seu tempo. Um grupo com os maiores supermercadistas do Brasil são trazidos e recepcionados com uma agenda especial no evento, confirmando o compromisso do evento na realização de negócios.
Alguns projetos especiais também chamam atenção, como o espaço dos produtos orgânicos e o projeto Beauty Fair (maior feira do mercado de beleza) que é uma colaboração muito bacana entre dois eventos importantes.
Ainda temos dois dias pela frente e estamos vendo muitas coisas interessantes, inovadoras e inspiradoras, quem já veio e acha que já viu tudo, meu conselho é que volte e aprofunde e para quem não veio ainda dá tempo.
A APAS SHOW confirma que é a maior feira de alimentos e bebidas das Américas, mas também prova mais uma vez que vai além e que é um evento completo.
Acredito que a APAS SHOW está para os supermercadistas e varejistas, assim como o SXSW está para mim que sou da área de inovação e estudos de futuros.
A FABBO Futuros visita a APAS SHOW a convite da @supervarejo
Fabrícia Botelho, fundadora FABBO Futuros